Cirurgia Bariátrica
Técnicas Cirúrgicas
As cirurgias para tratamento da obesidade podem ser divididas em:
-
Cirurgias Restritivas: são procedimentos que promovem a redução da capacidade de armazenamento de alimento pelo estômago, através da redução do seu volume, levando a sensação de saciedade precoce.
. Bandagem Gástrica Ajustável
. Gastroplastia Vertical (Sleeve) -
Cirurgias Mistas: são cirurgias que promovem um desvio nas alças intestinais, além da redução volumétrica do estômago. Atuando então tanto na saciedade precoce quanto na diminuição da absorção dos alimentos ingeridos. A principal técnica mista utilizada atualmente é a Derivação Gástrica em Y de Roux (Bypass). É considerada a cirurgia padrão-ouro, com altos índices de satisfação, controle das doenças associadas e manutenção a longo prazo do peso perdido.
SLEEVE:
-
Retirada de aproximadamente 2/3 do estômago junto com a parte que secreta hormônios estimulantes do apetite (grelina), levando o paciente à saciedade com menor quantidade de alimento.
GASTROPLASTIA COM DERIVAÇÃO INTESTINAL EM Y DE ROUX (BYPASS):
-
Cirurgia bariátrica mais realizada no mundo. Através de grampeamento cria-se um pequeno reservatório gástrico na parte superior do estômago que restringe a quantidade de alimento capaz de ser consumido. Uma parte do intestino delgado é desviada diminuindo a absorção dos alimentos ingeridos.
Cuidados pós-operatórios
A cirurgia da obesidade requer alguns cuidados essenciais no pós-operatório. A reintrodução da dieta deve ser feita de forma lenta e gradual. É importante que a reposição de polivitamínicos seja feita de forma adequada. O uso da meia elástica e anticoagulantes visam diminuir o risco de trombose. Gravidez é contraindicada de preferência até o 2º ano pós-cirúrgico. O acompanhamento ambulatorial seriado com equipe multidisciplinar sempre deve estar presente.